PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DE COMO A SUSTENTABILIDADE VEM SENDO TRABALHADA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO
Educação para Sustentabilidade, Ensino Superior, Percepção dos Discentes.
As instituições de ensino superior estão cada vez mais preocupadas em incorporar a abordagem do desenvolvimento sustentável em seus sistemas acadêmicos. Com a aprendizagem voltada para as questões ambientais, as instituições estão reorganizando suas atividades de educação, pesquisa e extensão em direção à sustentabilidade. É crescente o debate sobre a importância da temática da sustentabilidade nas instituições de ensino superior. Entretanto, é interessante avaliar se essa temática vem sendo bem trabalhada e chega a ser percebida pelos discentes. Desta forma, o objetivo dessa pesquisa é analisar a percepção dos alunos da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) sobre como a sustentabilidade vem sendo trabalhada nos cursos de graduação. Os dados serão obtidos através de uma pesquisa de campo através de questionários eletrônicos, que serão enviados via e-mail para todos os alunos dos cursos de graduação da universidade. O enfoque da pesquisa é esclarecer se os alunos percebem, ao longo das disciplinas, uma abordagem da sustentabilidade, mesmo que seja transmitido indiretamente, atentando-se ainda se são notadas atitudes da universidade voltadas para a sustentabilidade. A importância deste estudo encontra-se no princípio de que os discentes são parte fundamental na percepção e participação nas práticas sustentáveis implementadas nas universidades, e essenciais na inserção desse tema na sociedade.