Banca de QUALIFICAÇÃO: FLÁVIA GIGLIANNE FREITAS LIMA

DISCENTE: FLÁVIA GIGLIANNE FREITAS LIMA
DATA: 26/02/2018
LOCAL: Sala 23 PROPPG

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DE COMO A SUSTENTABILIDADE VEM SENDO TRABALHADA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

Educação para Sustentabilidade, Ensino Superior, Percepção dos Discentes.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

As instituições de ensino superior estão cada vez mais preocupadas em incorporar a abordagem do desenvolvimento sustentável em seus sistemas acadêmicos. Com a aprendizagem voltada para as questões ambientais, as instituições estão reorganizando suas atividades de educação, pesquisa e extensão em direção à sustentabilidade. É crescente o debate sobre a importância da temática da sustentabilidade nas instituições de ensino superior. Entretanto, é interessante avaliar se essa temática vem sendo bem trabalhada e chega a ser percebida pelos discentes. Desta forma, o objetivo dessa pesquisa é analisar a percepção dos alunos da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) sobre como a sustentabilidade vem sendo trabalhada nos cursos de graduação. Os dados serão obtidos através de uma pesquisa de campo através de questionários eletrônicos, que serão enviados via e-mail para todos os alunos dos cursos de graduação da universidade. O enfoque da pesquisa é esclarecer se os alunos percebem, ao longo das disciplinas, uma abordagem da sustentabilidade, mesmo que seja transmitido indiretamente, atentando-se ainda se são notadas atitudes da universidade voltadas para a sustentabilidade. A importância deste estudo encontra-se no princípio de que os discentes são parte fundamental na percepção e participação nas práticas sustentáveis implementadas nas universidades, e essenciais na inserção desse tema na sociedade.

Presidente - 1504300 - LILIAN CAPORLINGUA GIESTA CABRAL
Externo ao Programa - 2969235 - LUCIANA VIEIRA DE PAIVA