Banca de DEFESA: PETERSON GUERREIRO FERNANDES

DISCENTE: PETERSON GUERREIRO FERNANDES
DATA: 03/05/2017
LOCAL: Prédio da PROPPG

ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN.

Instituições de ensino superior; gestão ambiental; práticas ambientais; sustentabilidade.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Toda e qualquer atividade educacional, indiferente do tamanho de sua estrutura física ou grau de complexidade de suas operações, gera algum impacto negativo ao meio ambiente onde estão inseridas, seja decorrente da utilização dos recursos naturais, na geração de resíduos, entre outros. Diante desta lógica, diversas Instituições de Ensino Superior (IES) comprometidas com o meio ambiente e empenhadas em promover a sustentabilidade ambiental em seus campi, vêm adotando diversas ações em seus sistemas de gestão organizacional, que variam desde práticas ambientais pontuais à complexos Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) que seguem padrões e normas internacionais, a exemplo da NBR ISO série 14.000. No entanto, a literatura especializada evidencia diversas barreiras que contribuem para o fracasso no processo da gestão ambiental universitária. Neste sentido, o presente trabalho teve por objetivo, analisar as práticas de gestão ambiental que são desenvolvidas no contexto das IES presenciais do município de Mossoró-RN. Para tanto, foram selecionadas cinco instituições como objetos de estudo, compreendendo três universidades, uma faculdade e um instituto de educação. A metodologia utilizada segue a abordagem qualitativa e quanto aos objetivos, classifica-se como uma pesquisa descritiva pautada em estudo de casos múltiplos. Como procedimentos de coleta de dados, inicialmente realizou-se a análise documental das IES que disponibilizam seus documentos institucionais no website, num segundo momento foram realizadas entrevistas com os gestores das IES e os principais atores institucionais envolvidos com a temática ambiental e, posteriormente, utilizou-se da técnica dos “Grupos Focais” envolvendo a participação de docentes, funcionários e discentes, resultando num universo de 38 participantes desta pesquisa. Por fim, como as informações foram obtidas no ambiente das IES, utilizou-se também da observação direta e registros fotográficos como meio de coleta de dados. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as cinco IES não possuem um SGA, mas desenvolvem práticas de gestão ambiental, sendo algumas institucionalizadas, outras lideradas voluntariamente por professores e funcionários com a participação de alunos ou mesmo pequenas ações pontuais e isoladas. Das cinco instituições analisadas, quatro apresentaram barreiras na implementação ou desenvolvimento de práticas ambientais que variam desde a falta de recursos financeiros e humanos à inexistência de campanhas ambientais para conscientizar e sensibilizar a comunidade acadêmica quanto às ações realizadas.

Interno - 1674543 - ELISABETE STRADIOTTO SIQUEIRA
Presidente - 1504300 - LILIAN CAPORLINGUA GIESTA CABRAL