Banca de DEFESA: MARIA DO SOCORRO SANTOS DE ASSIS CASTRO

DISCENTE: MARIA DO SOCORRO SANTOS DE ASSIS CASTRO
DATA: 21/02/2017
LOCAL: LES – Laboratório de Engenharia de Software

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O DESCARTE DE RESIDUOS ELETROELETRÔNICOS: Uma análise do percurso de estudantes de Limoeiro do Norte - Ceará.

Resíduos eletroeletrônicos, relação humano-técnica, educação ambiental, sustentabilidade.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Essa pesquisa examina juntamente com estudantes da escola pública estadual Lauro Rebouças de Oliveira de Limoeiro do Norte-Ceará como acontecem mudanças nas coordenações de ações em uma experiência de educação ambiental focada no descarte e tratamento do lixo eletroeletrônico na escola. O lixo eletroeletrônico cresce desordenadamente a cada dia como consequência das mudanças em nossa sociedade, quando as relações ser humano – objeto técnico acontecem em meio à integração de tecnologias digitais cada vez mais potentes nas diversas ações cotidianas. Trata-se de um lixo especialmente perigoso, tóxico e, portanto, nocivo ao meio ambiente e à saúde humana, por isso é crucial focarmos a pesquisa intervenção em educação ambiental na questão do e-lixo, porque envolve a relação homem-natureza que é essencial para o bem-estar de toda humanidade. Esse olhar diferenciado que ora lançamos para essa realidade nos faz perceber o mundo como um todo integrado, onde os sujeitos reconhecem-se como parte do meio ambiente. A rede teórica de sustentação da pesquisa encontra apoio nos estudos de Tundisi (1997) e Carvalho (1991), construções sobre a problemática do lixo e da educação ambiental; Maturana (2001), seus estudos sobre a configuração do viver dos seres vivos e a perspectiva autopoiética de constituição do sujeito e das realidades que queremos viver e Simondon (1989), filósofo e físico, um clássico que nos ajuda a situar como acontece a relação entre os processos de individuação humano, técnica e física na configuração do conjunto que designamos como sociedade. O objetivo central da pesquisa é analisar as mudanças nas coordenações de ações em uma experiência de estudantes que se dedicam na escola no trabalho de recolhimento e encaminhamento do lixo eletroeletrônico no município de Limoeiro do Norte. A metodologia escolhida para o desenvolvimento é a pesquisa-intervenção de natureza qualitativa e empregaremos o método do percurso comentado Jean Paul Thibaud (   ) para acompanhar os processos e distinguir as ações e transformações realizadas pelo coletivo dos estudantes engajados na pesquisa. Esta metodologia permite analisar o sensível do ambiente através da observação e recorrências e/ou diferenças identificadas em excertos das oficinas e as transcrições de comentários do percurso, referidos à experiência direta dos estudantes nos momentos em que se dedicam ao projeto em andamento na escola de coleta e encaminhamento do lixo eletroeletrônico. Como resultado da pesquisa, pudemos distinguir mudanças nos modos de perceber a problemática do lixo eletroeletrônico na experiência dos estudantes, saberes e conhecimentos que podem contribuir com avanços na experiência da Educação Ambiental voltada a problemas contemporâneos, produzir mudanças nas ações dirigidas ao tratamento do lixo eletroeletrônico na experiência dos estudantes na escola e, ainda, no fortalecimento de políticas públicas direcionadas ao tratamento de resíduos eletrônicos, a partir da experiência de um grupo de estudantes de uma escola de ensino médio de Limoeiro do Norte.

Presidente - 1670040 - KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY
Externo ao Programa - 1582415 - ALEX SANDRO COITINHO SANT ANA