Banca de QUALIFICAÇÃO: GISELE PEREIRA GAMA GARCIA

DISCENTE: GISELE PEREIRA GAMA GARCIA
DATA: 17/02/2017
LOCAL: Sala 02 da Fitotecnia

APRENDIZAGEM DE TEMAS AMBIENTAIS COM INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS NA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES SURDOS DE MOSSORÓ/RN

Surdos, educação ambiental, tecnologia.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Esta pesquisa discute o aprendizagem de temas ambientais com integração de tecnologias na experiência de estudantes surdos que fazem parte do Centro de Apoio aos Surdos – CAS, localizado na cidade de Mossoró-RN. A pesquisa acontece desde uma percepção da pesquisadora de que a prática em educação junto à estudantes surdos, em geral, focaliza com maior ênfase aspectos da língua de sinais, fazendo com que a relação com outros temas acabe ficando em segundo plano. Este trabalho tem como objetivo principal contribuir com a educação das pessoas surdas em relação ao tema do meio ambiente, com a observação e análise de mudanças cognitivas que acontecem quando envolvidos em experiências de conhecimento dos principais ecossistemas da região de Mossoró-RN. Buscaremos apoio nos estudos do campo da educação ambiental desenvolvidos por Santos (2016) e ainda nos estudos de Francisco Varela (1995) e Humberto Maturana (2001, 2002) para ampliar nosso entendimento sobre processos cognitivos e conhecimento na experiência humana. Nessa proposta estamos realizando uma pesquisa intervenção qualitativa, de caráter exploratória, por meio de oficinas, construção de diários de bordo da pesquisadora e acompanhamento da experiência mediante filmagem em vídeo e fotografias. A pesquisa se dará inicialmente com a realização de oficinas sobre a educação do semiárido da região de Mossoró-RN com os estudantes do CAS. No desenvolvimento das oficinas, será proporcionado aos participantes emprego de ferramentas tecnológicas para o ensino como google maps, celular, data show, dentre outros. Será oportunizado também com atividades como confecção de maquetes, quiz por meio do aplicativo Kahoot e gravações em vídeo. Pretendemos acompanhar os processos cognitivos dos estudantes neste encontro com tecnologias e temas ambientais para distinguir mudanças cognitivas e afetivas que emergem na experiência. Como resultado final esperamos construir novos entendimentos sobre aprendizagem de temas ambientais na experiência de estudantes surdos.

Interno - 2275824 - FRANCISCO MARLON CARNEIRO FEIJO
Externo ao Programa - 2077501 - GERCIANE MARIA DA COSTA OLIVEIRA