Banca de DEFESA: JOILSON MARQUES FERREIRA FILHO

DISCENTE: JOILSON MARQUES FERREIRA FILHO
DATA: 21/02/2017
LOCAL: Sala 24 da PROPPG

ANÁLISE DA BALNEABILIDADE NA ORLA ESTUARINA DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ESTADUAL PONTA DO TUBARÃO

Balneabilidade; percepção ambiental; rdsept.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Compreende-se por balneabilidade a qualidade das águas com destino à recreação de contato primário, sendo esta entendida como um contato direto por tempo significativo com a água, em que há possibilidade de ingerir quantidades apreciáveis da mesma. Assim, tem-se como objetivo geral verificar a qualidade das águas estuarinas da RDSEPT através de indicadores ambientais e sociais. Para tanto, a pesquisa foi realizada no estuário que banha as comunidades de Chico Martins, Barreiras, Diogo Lopes e Sertãozinho, pertencentes à Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão (RDSEPT). As coletas de água e foram realizadas na orla estuarina das comunidades de Chico Martins, Barreiras, Diogo Lopes e Sertãozinho em cinco pontos georreferenciados distintos e foi realizado o levantamento de impactos ambientais negativos por meio de check-list e registros fotográficos. Para os valores de coliformes totais e termotolerantes da água foram encontrados valores dentro dos limites estabelecidos na legislação em 90% das amostras, e 100% das amostras de Escherichia coli e Enterococcus sp. foram consideradas próprias na categoria Excelente. Por outro lado, por meio do check-list foram georreferenciados 205 pontos de lançamento de efluente doméstico e 7 áreas de disposição inadequada de resíduos sólidos urbanos em área de estuário, o que classifica a água do estuário como inapropriada para o banho. A maioria dos moradores são do sexo masculino, com baixo nível de escolaridade e que a grande maioria pesca e vive a mais de 20 anos em sua comunidade. Ainda de acordo com os resultados obtidos, a maioria dos entrevistados utiliza a água do estuário para pesca ou lazer, consideram a qualidade da água boa, no entanto afirmam a presença de efluentes domésticos, a disposição inadequada de resíduos sólidos urbanos e a presença de animais domésticos em área de estuário. Conclui-se que as águas da orla estuarina da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão apresentam os índices físico-químicos de acordo com os padrões estabelecidos e estão contaminadas com bactérias de origem fecal, com concentrações inferiores aos limites permitidos, no entanto, por todo o seu percurso, a orla apresenta a disposição inadequada de resíduos sólidos urbanos, lançamento de efluentes domésticos e/ou sanitários, considerando o trecho pesquisado inapropriado pela Resolução n° 274/2000 do CONAMA. Em relação a percepção ambiental, apesar do número elevado de esgotos e resíduos lançados no estuário, a presença de animais na orla, os moradores afirmam que a agua estuarina é adequada para o consumo.

Presidente - 2275824 - FRANCISCO MARLON CARNEIRO FEIJO
Externo ao Programa - 1639993 - JOSE TICIANO ARRUDA XIMENES DE LIMA