Banca de QUALIFICAÇÃO: LIA RODRIGUES LESSA DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIA RODRIGUES LESSA DE LIMA
DATA: 08/02/2017
HORA: 10:00
LOCAL: LES – LABORATÓRIO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE – WEB CONFERÊNCIA
TÍTULO:

ACOLHIMENTO DO PROGRAMA REDE DE OFICINANDOS NA SAÚDE NO CAPSI EM MOSSORÓ-RN: UMA METODOLOGIA DIFERENCIADA DE CUIDADO EM SAÚDE MENTAL.


PALAVRAS-CHAVES:

Reforma psiquiátrica, ambiente sensível, pesquisa intervenção, tecnologias leves.


PÁGINAS: 53
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Este trabalho tem o objetivo de compreender como a gestão institucional do CAPSi na cidade de Mossoró no Rio Grande do Norte acolhe e sustenta o fazer do Programa Rede de Oficinandos na Saúde, uma ação de extensão universitária que vem sendo implementada neste centro desde fevereiro de 2012. Esta ação configura um elo paradigmático da rede que surgiu a partir da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial. Buscamos compreender o percurso histórico desta ação, a concepção da sua metodologia como alternativa de acolhimento, cuidado e atenção em saúde mental, as transformações e perturbações que a ação promove no ambiente e no conjunto constituído por profissionais, familiares e jovens, bem como os modos como acontece o acolhimento da gestão da instituição neste fazer. O quadro teórico que subsidia a análise conta especialmente com os estudos de Amarante, Foucault, Maturana, Varela, Balman, Maraschin, entre outros. O método que empregaremos na análise é a pesquisa intervenção e a metodologia que adotaremos é intitulada metodologia da primeira pessoa com ênfase na escuta de autonarrativas dos sujeitos participantes e de formas de inscrição autorais, como narrativas presentes em diários de bordo da pesquisadora e vídeos através dos quais buscamos aceder aos modos de acolhimento de um programa em um Centro de Atenção Psicossocial. Como resultados pretendemos explicar como uma metodologia que caminha de acordo com as Políticas de Saúde Mental é acolhida na instituição e, deste modo, trazer subsídios para nossa reflexão sobre as tecnologias leves em saúde mental.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLÁUDIA RODRIGUES DE FREITAS - UFRGS
Presidente - 1670040 - KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY
Interno - 1504300 - LILIAN CAPORLINGUA GIESTA CABRAL
Notícia cadastrada em: 03/02/2017 18:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03