Banca de DEFESA: FERDINANDA FERNANDES GURGEL

DISCENTE: FERDINANDA FERNANDES GURGEL
DATA: 23/02/2017
LOCAL: SALA 20 DA PROPPG

SERVIÇO SOCIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL: UMA ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS FOMENTADOS NOS CURSOS PRESENCIAIS DO RIO GRANDE DO NORTE.

Responsabilidade Social; Formação profissional; Serviço social.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

As organizações têm sido desafiadas a adotarem ações ou comportamentos que beneficiem seus colaboradores ou a sociedade em geral, em vez de visarem apenas o lucro. Essa consciência ou conjunto de atitudes é definida como Responsabilidade Social, a qual tem se tornado requisito de sobrevivência em um mercado competitivo. No Brasil, ela ganhou destaque a partir de 1980, ao ser adotada por algumas empresas devido a reivindicações de trabalhadores e ao movimento societário. Consequentemente, a classe empresarial começou a definir estratégias para conciliar interesses privados e coletivos, enquanto as profissões e suas respectivas formações precisaram se adaptar para responder às demandas emergentes. E isso também se aplica ao Serviço Social. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo geral: Compreender de que forma o conhecimento acerca da responsabilidade social está inserido nos cursos presenciais de graduação em Serviço Social do RN. Como objetivos específicos: Analisar o projeto pedagógico dos cursos presenciais de graduação em Serviço Social do RN, com vistas a perceber o viés da responsabilidade social; Avaliar a concepção de responsabilidade social no discurso de coordenadores e professores dos cursos presenciais de graduação em Serviço Social do RN e; Averiguar a percepção dos alunos dos cursos de Serviço Social do RN, sobre a temática e sua formação, com relação à responsabilidade social. Quanto aos aspectos metodológicos, este estudo possui natureza qualitativa, utilizou pesquisas de campo e documental, assim como dados quantitativos para fins descritivos. O estudo envolveu 148 participantes: cinco coordenadores de curso, seis professores indicados e 137 alunos do último período de graduação de seis cursos presenciais de gradução em Serviço Social do RN, oferecidos por instituições públicas ou privadas, localizadas em Mossoró (2), Assu (1), Caicó (1) e Natal (2). Entrevistas semi-estruturadas foram realizadas com coordenadores e professores, enquanto questionários fechados foram aplicados a alunos, além da utilização de diário de campo. Todas as entrevisas foram gravadas e transcritas, como explicado no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido  assinado por cada participante. A partir disso, houve análise interpretativa das entrevistas e dados quantitativos obtidos. Os resultados demonstram que a temática da Responsabilidade Social está inserida nos Projetos Pedagógicos e Matrizes Curriculares de forma transversal apenas, em tópicos específicos das disciplinas obrigatórias ou optativas. Além disso, o tema não aparece clara e objetivamente nas falas dos coordenadores e professores, e nem recebe destaque em discussões internas, indicando seu caráter secundário na formação, o que resulta em escassez de produções acadêmicas, mesmo diante da reconhecida demanda de mercado. Apesar disso, os alunos demonstraram compreender a Responsabilidade Social como algo mais abrangente, além das práticas caritativas, que visa equilibrar a organização a partir do viés ético, legal e econômico. Entretanto, eles expressaram a necessidade de aprofundamento teórico na área, seja por meio do ensino, pesquisa e extensão.

Presidente - 1674543 - ELISABETE STRADIOTTO SIQUEIRA
Externo ao Programa - 1668954 - LIANA HOLANDA NEPOMUCENO NOBRE