ENTRE A UNIVERSIDADE E O MERCADO DE TRABALHO: PERCEPÇÃO DO EGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO SOBRE O CONCEITO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
Resposabilidade social corporativa, perspectivas, administrador profissional.
A responsabilidade social empresarial surgiu e se perpetua nas organizações como resposta à intervenção estatal, como meio de garantir o sistema econômico vigente. Em termos gerais, a sociedade e o mercado têm cobrado do empresariado uma postura socialmente responsável buscando minimizar não somente as desigualdades sociais existentes, mas também o impacto negativo causado pelo desenvolvimento de atividades de alguns setores da economia. A RSC adentra nas organizações também pelas mãos do Administrador Profissional, formado pelas Universidades, que lhe imprimem conceitos e práticas voltadas ao conhecimento do campo de gestão. Diante disso, o presente estudo analisou a percepção dos egressos de administração, da Universidade Federal Rural do Semi- Árido, sobre quatro perspectivas conceituais de RSC. O objetivo deste estudo consiste em identificar se ocorrem mudanças na concepção de responsabilidade que o administrador vivenciou em sua formação e aquela que é praticada na empresa em que atua. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, que selecionou 15 egressos dos dois últimos projetos pedagógicos de curso, da instituição de ensino mencionada, que trabalham em atividades administrativas no setor público e de serviço, em micro, pequenas e médias empresas. foram utilizadas entrevistas como ferramenta de coleta de dados, aplicadas aos egressos. Os dados foram analisados a partir de uma perspectiva interpretativa, concluindo que enquanto profissional, o egresso possui um perspectiva de vantagem competitiva, preocupando-se com a comunidade, mas principalmente com o reflexo de suas ações, contudo, a maioria das organizações se encaixa na perspectiva de ação social, com ações filantrópicas e pontuais.