Banca de DEFESA: JOCEILMA SALES BIZIU DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOCEILMA SALES BIZIU DOS SANTOS
DATA: 29/02/2016
HORA: 20:00
LOCAL: Laboratório de Engenharia de Softwares
TÍTULO:

APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ESCOLA: modos de en-agir na experiência de estudantes e professores.


PALAVRAS-CHAVES:

Aprender, educação ambiental, estudantes, professores, processos enativos.


PÁGINAS: 41
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Esta pesquisa discute processos envolvidos no en-agir de estudantes e professores na interação com o meio ambiente, em uma escola pública estadual de Barro/CE. O fenômeno do aprender educação ambiental na escola, na perspectiva que acreditamos como mais pertinente, é um processo que envolve novos paradigmas de produção de saberes. Observamos e fazemos o que distinguimos como realidade como um todo integrado, onde os sujeitos reconhecem-se como parte do meio ambiente. A perspectiva colocada é relevante por entendermos que a compreensão das relações homem-natureza é crucial para a sobrevivência e o bem-estar da humanidade e mesmo dos demais seres vivos. A pesquisa tem como objetivo analisar como professores e estudantes concebem a educação ambiental e como estes modos de percepção se transformam em oficinas de fotografia realizadas na escola. Buscamos apoio nos estudos complexos e integrados dos sistemas vivos, sustentados nas construções de Francisco Varela (1988, 1995), Humberto Maturana (1995, 2004) e Edgar Morin (2004). A metodologia escolhida para o desenvolvimento do estudo é a pesquisa-intervenção, em que procuramos acompanhar mudanças em um percurso de aprendizagem. Na busca de percepção da realidade, optamos por produção de oficinas, onde o pesquisador organiza um ambiente de produção com um grupo de professores e estudantes, fazeres que favorecem a observação e análise sobre como os sujeitos coordenam suas ações e as transformam em um percurso de produção coletiva.  No desenvolvimento das oficinas, o pesquisador proporciona aos participantes operar com a construção de imagens fotográficas e a tecitura de redes de conversações, interagindo diretamente com fazeres dos sujeitos participantes. Trabalhamos com a cartografia como método de pesquisa, e procuramos acompanhar o que acontece através de escritas dos acontecimentos das oficinas no diário de campo do pesquisador, análise do que emerge no percurso de produção de fotografias e de conversação sobre a produção. Como resultado desta pesquisa-intervenção, procuramos explicar, na observação e análise das experiências em andamento na escola, a compreensão dos conceitos e relações existentes entre os sujeitos e o meio ambiente e complexificar nosso entendimento sobre como experiências produzidas em ambiente escolar participam da construção de formas de conceber a educação ambiental. Nesse sentido, pudemos observar modos de conceber a educação ambiental e transformações que ocorrem durante o percurso das oficinas. Ao analisar imagens, produções e escritas que configuram esta pesquisa observamos que nos momentos iniciais da experiência, os sujeitos, apoiados na aprendizagem em processos de reprodução, demonstram emoções como insegurança e medo para conectarem-se em processo de autoria e bastante apreensão no compartilhamento de suas experiências. Traziam a ideia/entendimento de meio ambiente voltado a espaço e recursos naturais, demonstrando distanciamento entre seres humanos como parte integrante do meio ambiente. A Educação Ambiental é entendida como educação voltada ao cuidado com os recursos naturais. Durante o percurso das oficinas, esses movimentos vão se modulando e vemos uma maior integração e atenção de si através do compartilhamento de singularidades. Os sujeitos, ao en-agir nos fazeres das oficinas, realizam gestos de abertura a outros possíveis caminhos que favorecem o entendimento do aprender a Educação Ambiental como processo de cuidado e promoção da própria vida e da preservação de todos os seres.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1670040 - KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY
Interno - 1504300 - LILIAN CAPORLINGUA GIESTA
Externo à Instituição - DEISIMER GORCZEVSKI - UFC
Notícia cadastrada em: 29/02/2016 08:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02