Banca de QUALIFICAÇÃO: ISMÊNIA GLAUCE DE OLIVEIRA BARRETO DA SILVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISMÊNIA GLAUCE DE OLIVEIRA BARRETO DA SILVEIRA
DATA: 29/02/2016
HORA: 10:30
LOCAL: Sala 22 – Prédio da PROPPG
TÍTULO:

ANÁLISE CLÍNICA, EPIDEMIOLÓGICA E MOLECULAR DE MYCOBACTERIUM LEPRAE NO AMBIENTE DOMICILIAR E EM CONTACTANTES DE ÁREA ENDÊMICA DE HANSENÍASE. 


PALAVRAS-CHAVES:

hanseníase, pcr, poeira domiciliar, swab nasal, saliva


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica humana causada pelo mycobacterium leprae e persiste como grave problema de saúde pública no brasil. É causada por bacilo não-cultivável, dificultando o diagnóstico e elucidação de detalhes da sua cadeia transmissiva. Dentre as ferramentas diagnósticas promissoras para este intento, desponta a pcr convencional, que tem se mostrado altamente confiável para diagnóstico de outros agentes patogênicos. Com a sequenciação do genoma do mycobacterium leprae, vários genes alvo passíveis de utilização para detecção de dna de amostras clínicas e ambientais foram identificados. Todavia, a sensibilidade e especificidade da pcr na pesquisa destes genes bacilares presentes na poeira domiciliar ainda não foram estabelecidas. Assim, este estudo pretende investigar o papel da poeira domiciliar na rota de transmissão da doença através da comparação da sensibilidade de detecção das regiões genômicas rlep, rpot, sod a e 16s rrna  de m. Leprae presentes nas amostras de swab nasal, saliva e poeira domiciliar de hansenianos, de seus contactantes domiciliares e peridomiciliares, confrontando tais achados com a avaliação clínica, epidemiológica, baciloscópica e sorológica destes indivíduos. Trata-se de um estudo caso-controle, que envolverá todos os moradores doentes recém-diagnosticados no bairro barrocas, mossoró/rn, no período de novembro de 2015 a novembro de 2016. Para cada doente, dois contatos domiciliares e dois peridomiciliares terão amostras avaliadas. A extração do dna seguirá especificações do fabricante do kit nucleospin® tissue, o ensaio pcr será referendado por protocolos validados e os dados serão analisados através do software spss 21.0.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2275824 - FRANCISCO MARLON CARNEIRO FEIJO
Presidente - 1669088 - IONA SANTOS ARAUJO HOLANDA
Externo à Instituição - MICHELLINE DO VALE MACIEL - NENHUMA
Notícia cadastrada em: 19/02/2016 14:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01