Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO SOCORRO SANTOS DE ASSIS CASTRO

DISCENTE: MARIA DO SOCORRO SANTOS DE ASSIS CASTRO
DATA: 29/02/2016
LOCAL: LES - Laboratório de Engenharia de Solos

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O DESCARTE DE RESIDUOS ELETRO ELETRÔNICOS NA ESCOLA: uma análise do percurso de estudantes de Limoeiro do Norte/CE

resíduos eletroeletrônicos, relação humano- técnica, educação ambiental, sustentabilidade.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Essa pesquisa examina juntamente com estudantes da escola pública estadual Lauro Rebouças de Oliveira de Limoeiro do Norte-Ceará como acontecem mudanças nas coordenações de ações em uma experiência de educação ambiental focada no descarte e tratamento do lixo eletroeletrônico na escola. O lixo eletroeletrônico cresce desordenadamente a cada dia como consequência das mudanças em nossa sociedade, quando as relações ser humano- objeto técnico acontecem em meio a integração de tecnologias digitais cada vez mais potentes nas diversas ações cotidianas. Trata-se de um lixo especialmente perigoso por ser tóxico e nocivo ao meio ambiente e também prejudicial à saúde humana. A necessidade de nos dedicarmos à pesquisa intervenção em educação ambiental com o foco para a questão do lixo eletroeletrônico é crucial porque estamos nos dedicando a busca de compreensão sobre uma questão envolvida na relação homem-natureza, relação essencial para a sobrevivência e o bem-estar de toda humanidade. Esse olhar diferenciado que ora lançamos para essa realidade nos faz perceber o mundo como um todo integrado, onde os sujeitos reconhecem-se como parte do meio ambiente. A rede teórica de sustentação da pesquisa encontra apoio nos estudos de Tundisi (1997) e Carvalho (1991), construções sobre a problemática do lixo e da educação ambiental; Maturana (2001), sua obra sobre a configuração do viver dos seres vivos e a perspectiva autopoiética de constituição do sujeito e das realidades que queremos viver e Simondon (1989), filósofo e físico, um clássico que nos ajuda a situar como acontece a relação entre os processos de individuação humano, técnica e física na configuração do conjunto da sociedade. O objetivo central da pesquisa é analisar as mudanças nas coordenações de ações em uma experiência de estudantes que se dedicam na escola no trabalho de recolhimento e encaminhamento do lixo eletroeletrônico no município de Limoeiro do Norte. A metodologia escolhida para o desenvolvimento é a pesquisa-intervenção de natureza qualitativa e empregaremos o método do percurso comentado para acompanhar os processos e distinguir as ações e transformações realizadas pelo coletivo dos estudantes engajados na pesquisa. O método do percurso comentado foi desenvolvido por Jean Paul Thibaud (   ) e permite analisar o sensível do ambiente através da observação e recorrências e/ou diferenças identificadas em excertos de escritas dos diários de bordo, transcrições de comentários do percurso referidos à experiência direta dos estudantes nos momentos em que se dedicam ao projeto em andamento na escola de coleta e encaminhamento do lixo eletroeletrônico. Como resultado da pesquisa, esperamos contribuir com avanços na experiência da Educação Ambiental voltada à problemas contemporâneos, produzir mudanças ao tematizar e acompanhar os percursos nos quais o tratamento do lixo eletroeletrônico acontecem na experiência dos estudantes na escola e, assim, indicar sugestões que fortaleçam políticas públicas direcionadas ao tratamento de resíduos eletrônicos a partir da experiência de um grupo de estudantes de uma escola de ensino médio de Limoeiro do Norte.

Externo ao Programa - 1582415 - ALEX SANDRO COITINHO SANT ANA
Externo ao Programa - 2077501 - GERCIANE MARIA DA COSTA OLIVEIRA