Banca de DEFESA: NIASCARA VALESCA DO NASCIMENTO SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NIASCARA VALESCA DO NASCIMENTO SOUZA
DATA: 25/02/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório da PROPPG
TÍTULO:

O RIO MOSSORÓ E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS


PALAVRAS-CHAVES:

 

libras, criação de sinais, glóssario, identidade surda,comunidade surda.



PÁGINAS: 158
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Esta pesquisa visa estimular comportamentos pró ambientais em determinados grupos de pessoas surdas. Para a realização deste intento, é imprescindível conhecer o imaginário delas em relação às questões ambientais que fazem parte do seu cotidiano. Neste sentido, nosso trabalho tem o objetivo de verificar a representação social de alunos surdos regularmente matriculados nos Ensinos Fundamental, Médio e Superior da Rede Pública do Município de Mossoró, do Estado do Rio Grande do Norte sobre a poluição do Rio Mossoró e suas implicações na sua relação com o meio ambiente. Utilizaremos como metodologia a pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória sobre a questão ambiental do Rio Mossoró, por meio de aplicação de questionários junto aos estudantes surdos das instituições de ensino em questão. Após isso, foram criados sinais na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para a construção de um glossário pertinente à área de Ciências Ambientais. As análises dos dados foram tabulados em planilha e realizada estatística descritivas. A pesquisa apresentou resultados valiosos para educação de surdos no âmbito da Educação Ambiental ao criar e propor um léxico em LIBRAS o que se mostrou imprescindível para que os surdos tivessem acesso em língua materna a conteúdos vitais para o desenvolvimento de comportamentos pró-ambientais no público pesquisado. No final da coleta de dados, analisamos as informações coletadas e percebemos que a maioria dos alunos surdos não tinha conhecimento das questões relativas ao meio ambiente e um dos motivos estava relacionado com a falta de um léxico especializado na LIBRAS, por isso iniciamos o processo de criação e validação de 20 sinais que foram criados respeitando os aspectos linguísticos da LIBRAS e a demanda da Comunidade Surda local.  Enfim a compreensão de novos sinais permitiu possibilidades para que os discentes surdos tenham acesso à discussões atuais relacionadas ao meio ambiente e consequentemente tem implicações positivas no âmbito escolar (ensino básico e superior) tanto na Educação Inclusiva, que facilita a comunicação entre professor-ouvinte-aluno surdo-interprete como na Educação Bilíngue.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2882034 - DIANA GONCALVES LUNARDI
Presidente - 2275824 - FRANCISCO MARLON CARNEIRO FEIJO
Externo ao Programa - 1781560 - LUDIMILLA CARVALHO SERAFIM DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - MOISES BATISTA DA SILVA - UERN
Notícia cadastrada em: 19/02/2016 10:10
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