Banca de QUALIFICAÇÃO: FERDINANDA FERNANDES GURGEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERDINANDA FERNANDES GURGEL
DATA: 22/02/2016
LOCAL: Sala de Aula 23 do prédio da PROPPG

SERVIÇO SOCIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL: UM CONHECIMENTO FOMENTADO NOS CURSOS PRESENCIAIS DO RIO GRANDE DO NORTE?

Serviço social; responsabilidade social; formação profissional.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

As organizações, vem a cada dia tendo que adequar-s as novas demandas do mercado com vistas a manter-se vivas no mercado, com atitudes e práticas sustentáveis, sejam essas vinculadas a público interno e\ou externo. Nesse mesmo sentido, as profissões se inventam e reinventam todos os dias, já que surgem novas demandas a essas e precisam ser atendidas, isso também ocorre com o Serviço Social. A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) vem ganhando destaque a partir dos anos de 1980 no Brasil, sendo prática adotada por parte das empresas, em virtude da redemocratização, o movimento constituinte, embates e reivindicações da classe trabalhadora por melhores condições de vida e de trabalho, e a classe empresarial, passou a definir estratégias para o controle dessa realidade conflitante, além de atuar também enquanto marketing social. A presente pesquisa, tem por objetivo geral Compreender de que forma o conhecimento acerca da responsabilidade social faz-se presente nos cursos presenciais de graduação em Serviço Social do RN. E, enquanto específicos, Analisar o projeto pedagógico dos cursos presenciais de graduação em Serviço Social do RN com vistas a perceber o viés da responsabilidade social; Avaliar a concepção acerca da responsabilidade social presente nos discursos de coordenadores e professores dos cursos presenciais graduação em Serviço Social do RN e; Analisar a percepção dos alunos dos cursos de Serviço Social do RN, sobrea temática e sua formação, com relação à responsabilidade social. Enquanto metodologia, será uma pesquisa de natureza qualitativa, com utilização de dados quantitativos para fins descritivos, com pesquisa documental, bibliográfica e estudo de multi-casos. Assim, nos apoiaremos em uma entrevista semi estruturada, em que avaliaremos um universo de 11 cursos presenciais de Serviço Social no Rio Grande do Norte - RN, a partir da interação com o coordenador do curso, um professor indicado e alunos do último período da graduação. A partir disso, faremos a análise interpretativa do conteúdo das entrevistas com vistas a compreender de que forma a Responsabilidade Social é abordada nos cursos de Serviço Social.

Presidente - 1674543 - ELISABETE STRADIOTTO SIQUEIRA
Interno - 1504300 - LILIAN CAPORLINGUA GIESTA