ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN.
Instituições de ensino superior; gestão ambiental; práticas ambientais; sustentabilidade.
Diante da crescente preocupação com as questões ambientais, as Instituições de Ensino Superior (IES) vêm adotando diversas ações em seus sistemas de gestão, que variam desde práticas ambientais pontuais à complexos Sistemas de Gestão Ambiental (SGA), os quais seguem padrões e normas internacionais, a exemplo da NBR ISO série 14.000. Neste sentido, evidencia-se o comprometimento das IES frente aos desafios de conciliar desenvolvimento e meio ambiente, na qual, não são vistas apenas como fonte provedora de conhecimentos na formação de futuros profissionais, mas ao ocuparem lugar privilegiado na sociedade, são as melhores a desenvolver práticas de gestão ambiental e que estas, sejam exemplos para os diversos setores da sociedade. Diante do exposto, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo, analisar as práticas de gestão ambiental que são desenvolvidas no contexto das IES presenciais do município de Mossoró-RN. Para tanto, cinco IES serão selecionadas como objetos de estudo, compreendendo três universidades, uma faculdade e um instituto federal. A metodologia utilizada seguirá uma abordagem qualitativa e, quanto aos objetivos, classifica-se como uma pesquisa descritiva pautada em estudos de caso. Para a coleta de dados, inicialmente serão realizadas entrevistas com os gestores e principais atores institucionais envolvidos com a temática ambiental de cada IES e, posteriormente, será utilizada a técnica dos “Grupos Focais” envolvendo outros membros da comunidade acadêmica. A análise documental também será utilizada como instrumento de coleta de dados desta pesquisa.