Banca de QUALIFICAÇÃO: PETERSON GUERREIRO FERNANDES

DISCENTE: PETERSON GUERREIRO FERNANDES
DATA: 22/02/2016
LOCAL: Sala de aula 19 do prédio da PROPPG

ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN.

Instituições de ensino superior; gestão ambiental; práticas ambientais; sustentabilidade.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Diante da crescente preocupação com as questões ambientais, as Instituições de Ensino Superior (IES) vêm adotando diversas ações em seus sistemas de gestão, que variam desde práticas ambientais pontuais à complexos Sistemas de Gestão Ambiental (SGA), os quais seguem padrões e normas internacionais, a exemplo da NBR ISO série 14.000. Neste sentido, evidencia-se o comprometimento das IES frente aos desafios de conciliar desenvolvimento e meio ambiente, na qual, não são vistas apenas como fonte provedora de conhecimentos na formação de futuros profissionais, mas ao ocuparem lugar privilegiado na sociedade, são as melhores a desenvolver práticas de gestão ambiental e que estas, sejam exemplos para os diversos setores da sociedade. Diante do exposto, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo, analisar as práticas de gestão ambiental que são desenvolvidas no contexto das IES presenciais do município de Mossoró-RN. Para tanto, cinco IES serão selecionadas como objetos de estudo, compreendendo três universidades, uma faculdade e um instituto federal. A metodologia utilizada seguirá uma abordagem qualitativa e, quanto aos objetivos, classifica-se como uma pesquisa descritiva pautada em estudos de caso. Para a coleta de dados, inicialmente serão realizadas entrevistas com os gestores e principais atores institucionais envolvidos com a temática ambiental de cada IES e, posteriormente, será utilizada a técnica dos “Grupos Focais” envolvendo outros membros da comunidade acadêmica. A análise documental também será utilizada como instrumento de coleta de dados desta pesquisa.

Interno - 1674543 - ELISABETE STRADIOTTO SIQUEIRA
Externo ao Programa - 1670609 - FELIPE DE AZEVEDO SILVA RIBEIRO