VISÃO BASEADA EM RECURSOS NUMA COOPERATIVA DE CATADORES NO OESTE POTIGUAR
Estratégia, vantagem competitiva, organizações sociais, stakeholders.
As rápidas alterações que ocorrem no ambiente competitivo das organizações fazem com que as estratégias escolhidas sejam decisivas na sua manutenção no mercado. Essa ambiência não é apenas enfrentada pelas organizações que visam o lucro, mas a realidade de muitas organizações sociais que tem finalidades públicas e precisam adotar estratégias no seu dia-a-dia para sobreviver. Apesar de ter seu fim público, as organizações sociais precisam adquirir seus recursos por meios privados, muitas vezes disputando com empresas privadas e públicas sua para se manterem no mercado. O presente trabalho teve como problema de pesquisa saber se as oscips (organizações da sociedade civil de interesse público) podem utilizar o modelo vrio (valor, raridade, não imitabilidade e organização) como ferramenta de gerenciamento estratégico de forma a melhorar suas possibilidades de sobrevivência no mercado. Diante desse problema, este trabalho se utilizou da visão baseada em recursos, mais especificamente do modelo vrio (valor, raridade, não imitabilidade e organização) visando alcançar o objetivo de analisar a viabilidade de sua aplicação numa associação de reciclagem no oeste potiguar. Para sua consecução, utilizou-se de uma pesquisa de campo e qualitativa, com dados obtidos a partir de entrevistas semi-estruturadas realizadas juntos aos stakeholders - gestor e associados, poder público municipal, compradores de material reciclável e concorrente - da associação analisada. Os dados sugerem a associação, em vários recursos analisados, apresenta paridade competitiva com sua concorrente. Ressalta-se, no entanto, que há uma desvantagem competitiva devido à desmotivação dos associados ao realizar suas atividades, fazendo com que a remuneração por catador seja bem inferior ao que é distribuído pela concorrente. Destaca-se que sua principal vantagem competitiva está relacionada à sua reputação na cidade, ao nome construído ao longo do tempo. No entanto, esse diferencial não tem conseguido garantir a autonomia da associação pesquisada, já que há uma acentuada dependência financeira do poder público municipal, dificultando sua sobrevivência. Com isso, os resultados sugerem que a organização analisada precisa desenvolver mais adequadamente seus relacionamentos e principalmente seus recursos financeiros, humanos, organizacionais, físicos, técnológicos, reputacionais e de inovação a fim de que possa ter formas eficientes de fomentar sua sobrevivência no mercado de resíduos sólidos da cidade.