Banca de DEFESA: ROSIMARY DA SILVA ROCHA

DISCENTE: ROSIMARY DA SILVA ROCHA
DATA: 23/09/2015
LOCAL: pro-reitoria de pesquisa e pós-graduação

A DINAMIZAÇÃO ECONÔMICA NOS TERRITÓRIOS AÇU-MOSSORÓ E SERTÃO DO APODI (RN):  UM ESTUDO NA CADEIA PRODUTIVA DA APICULTURA E SUA GESTÃO NAS UNIDADES DE PRODUÇÃO FAMILIAR

Cadeia produtiva da Apicultura, Agricultura Familiar, Políticas Públicas e Produtor.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

EEste estudo visou analisar a cadeia produtiva da apicultura e sua dinamização econômica nos Territórios Açu-Mossoró e Sertão do Apodi no estado do Rio Grande do Norte. Utilizou-se como arcabouço teórico o processo da agricultura familiar e sua integração na agroindústria e a consolidação da cadeia produtiva do mel. No método da coleta dos dados da pesquisa foi feito através de um censo que abrangeu todos os apicultores que representaram o local onde trabalhavam (cooperativa, entreposto, associações ou casa de mel) portanto, foi um estudo que utilizou o método comparativo que consistiu na comparação das cadeias da apicultura nos dois territórios, como também comparou os territórios entre si. Essa etapa foi de fundamental importância para a investigação que teve como suporte à aplicação de um questionário com elaboração de entrevistas semiestruturadas com os informantes chave de cada organização, contando com uma base analítica das variáveis utilizadas, adotando-se procedimentos qualitativos e quantitativos.  O estudo da cadeia produtiva da apicultura nos territórios Açu - Mossoró e Sertão do Apodi possibilitou o acompanhamento dessa atividade com intuito de conhecer os principais entraves e desafios da cultura de forma sistêmica que permitiu buscar soluções para elevar a qualidade do produto na tomada de decisões, comercialização e formulações de políticas públicas. Os dados esclarecidos pela pesquisa comprovam que algumas instituições apoiaram os apicultores, porém suas ações implementadas, através de credito ou assistência técnica, ainda padece de alguns problemas como ausência de medidas de um sistema de avaliação e acompanhamento no sentido de organização desde a produção, envolvendo toda infraestrutura e priorizando a qualidade dos produtos, para conseguir a certificação dos produtos que ainda demonstra ser um grande entrave para a comercialização.Com a análise no sentido de aprofundar o conhecimento e com um levantamento esquemático da apicultura, pode-se formular importantes conclusões retratando a atividade apícola nos dois territórios e, também, englobando os aspectos sociais, econômicos, tecnológicos e ambientais o que permitiu identificar as fragilidades e otimização da atividade, para poder direcionar decisões relevantes no agronegócio e que consequentemente estimule os governantes a desenvolver políticas públicas direcionadas a esse tipo de produtor.

Interno - 1674543 - ELISABETE STRADIOTTO SIQUEIRA
Interno - 642.769.534-72 - EMANOEL MÁRCIO NUNES - UERN
Externo à Instituição - VINICIUS CLAUDINO DE SÁ - UERN
Notícia cadastrada em: 11/09/2015 10:04