Banca de DEFESA: THULIANNE LOPES DE SOUZA

DISCENTE: THULIANNE LOPES DE SOUZA
DATA: 25/08/2015
LOCAL: pro-reitoria de pesquisa e pós-graduação

CONHECIMENTO ETNOBOTÂNICO DE PLANTAS MEDICINAIS APLICADAS A CAPRINOCULTURA EM ASSENTAMENTOS RURAIS DE MOSSORÓ – RIO GRANDE DO NORTE

: etnobotânica, plantas medicinais, caprinocultura

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A etnobotânica é centrada na dualidade, seres humanos e plantas, e recaem justamente no ponto onde esses dois elementos convergem. A utilização de elementos naturais como alternativa terapêutica em cuidados primários de saúde humana e animal, quando aliado aos conhecimentos da etnobotânica e pela correta identificação e descrição adequada são fatores importantes para promover o consumo desses produtos de forma segura pela população. Com isso a pesquisa busca resgatar o conhecimento popular sobre o uso de plantas medicinais em caprinos nos assentamentos rurais, situados no município de Mossoró/RN, região Nordeste do Brasil, e para atingir este objetivo foram realizadas visitas aos assentamentos, aplicando-se questionários aos produtores de caprinos que residem nestes locais, sobre indicações terapêuticas e formas de utilização de plantas no tratamento de enfermidades que acomentem esses animais. Simultaneamente foram coletados exemplares das plantas citadas, as quais foram indentificadas e depositados no herbário MOSS, da Universidade Federal Rural do Semi-árido.Foram descritos os usos medicinais de 38 espécies, pertencentes a 23 famílias botânicas, reportadas por 106 informantes com idade superior a 18 anos. As famílias de plantas com maior representatividade na consulta foram Fabaceae (7 spp.), Euphorbiaceae (4 spp.), Lamiaceae (3 spp.).As espécies mais citadas foram Heliotropium indicum L.(Fedegoso),  Ximenia americana L.(Ameixa- brava) e Aloe vera(babosa). As cascas e as folhas foram às partes predominantemente citadas. Os dados levantados por esta pesquisa evidenciaram que produtores rurais de caprinos têm acesso e conhecimento a uma ampla variedade de plantas medicinais responsáveis por suprir diferentes enfermidades que acometem caprinos. E percebeu-se que mesmo com os avanços tecnológicos atuais o grupo em estudo apresenta interesse na utilização de plantas com a finalidade medicinal.

Interno - 2882034 - DIANA GONCALVES LUNARDI
Presidente - 2275824 - FRANCISCO MARLON CARNEIRO FEIJO