Banca de QUALIFICAÇÃO: NIASCARA VALESCA DO NASCIMENTO SOUZA

DISCENTE: NIASCARA VALESCA DO NASCIMENTO SOUZA
DATA: 25/02/2015
LOCAL: Sala de Aula 22 do Prédio da PROPPG

REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS SURDOS DA REDE PÚBLICA DE MOSSORÓ-RN SOBRE A POLUIÇÃO DO RIO MOSSORÓ

educação ambiental, surdo, poluição do rio mossoró, criação de sinais na libras.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Esta pesquisa vem com o intuito de estimular comportamentos pró ambientais em determinados grupos de pessoas surdas. Para a realização deste intento, é imprescindível conhecer o imaginário delas em relação às questões ambientais que fazem parte do seu cotidiano. Neste sentido, nosso trabalho tem o objetivo de verificar a representação social de alunos surdos regularmente matriculados nos Ensinos Fundamental, Médio e Superior da Rede Pública do Município de Mossoró, do Estado do Rio Grande do Norte sobre a poluição do Rio Mossoró e suas implicações na sua relação com o meio ambiente. Utilizaremos como metodologia a pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória sobre a questão ambiental do Rio Mossoró, por meio de aplicação de questionários junto aos estudantes surdos das instituições de ensino em questão. Após isso, serão criados sinais na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para a construção de um glossário pertinente à área de Ciências Ambientais. As análises dos dados serão efetuadas por meio da decodificação de dados, análise comparativa aberta e agrupamento. Como apontamentos, podemos elencar o seguinte: necessidade de criação de sinais na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), pertinente à área ambiental e produzir um diagnóstico sobre o conhecimento do aluno surdo em relação à poluição do Rio Mossoró.

Interno - 2882034 - DIANA GONCALVES LUNARDI
Presidente - 2275824 - FRANCISCO MARLON CARNEIRO FEIJO