Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DE LOURDES FERNANDES DE MEDEIROS

DISCENTE: MARIA DE LOURDES FERNANDES DE MEDEIROS
DATA: 20/02/2015
LOCAL: Sala de Aula 24 do Prédio da PROPPG

AMBIENTE, TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO: REPRESENTAÇÕES PARA OS SUJEITOS DA ESCOLA DO CAMPO NO ASSENTAMENTO MAISA

meio ambiente, currículo, educação do campo, cultura.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A presente pesquisa visa estudar as representações que os sujeitos da escola do campo tèm de ambiente, tecnologias educacionais e currículo, busca compreender as relações entre ensino e aprendizagem na educação do campo. Tentando se pautar em uma realidade concreta na cultura contemporaneia, com foco na discussão a partir das principais leis que envolveram a a história da educação. O nosso principal recorte se dá em compreender como as questões ambientais estão inseridas no currículo da escola localizada geograficamente no espaço rural, e como as pessoas percebem esse envolvimento. Toda a pesquisa busca as relações de ações que contribuem ou não para o desenvolvimento de uma educação voltada às pessoas que residem e dependem do campo para sobreviver a partir das suas diversas formas de  organização, sem deixar de citar a importância dos Movimentos Sociais nesse processo de construção. Usaremos como referencial para subsidiar as relações entre teoria e prática: Caldart (2002, 2006), Molina (2004, 2009), Silva (2012), Sacristán (1998), Silva (2007). Para tratar as questões de ambiente traremos Barcelos (2002) e Loureiro (2012). A metodologia será de caráter qualitativo, utilizando a pesquisa-ação. Realizaremos oficinas com professores, analise dos documentos institucionais da escola e entrevista aberta com a Diretora e Coordenadora pedagógica da escola. As entrevistas serão realizadas seguindo o método MEDS - Método de Explicitação do Discurso Subjacente.

Externo ao Programa - 1802971 - ANGELO MAGALHAES SILVA
Interno - 1670040 - KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY