Banca de DEFESA: ROSEMARY FEITOZA BRASIL

DATA: 20/02/2015
LOCAL: Prédio da PROPPG - UFERSA

EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM DÉFICIT EDUCACIONAL

Universidade pública, análise quantitativa, educação, sociedade

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A evasão no ensino superior brasileiro é um problema histórico no processo de democratização da educação, refletindo nas diversas camadas da sociedade brasileira. Onera, duplamente, a sociedade, tanto no que se refere ao desperdício de recursos investidos na educação, quanto no capital humano que é subaproveitado durante o período de duração no curso. O reflexo imediato dessa ineficiência é o baixo número de alunos que conseguem concluir o curso em que foram selecionados, bem como relativa deficiência nos profissionais que entram no mercado de trabalho. O presente estudo tem como objetivo avaliar quantitativamente, em um período decenal, a evasão nos cursos oferecidos pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido campus Mossoró. A evasão mostrou-se oscilante e crescente ao longo dos semestres analisados na maioria das áreas de conhecimento abordadas na Universidade pública. A partir dos resultados dessa análise quantitativa podem ser estudadas metodologias que possibilitem contribuir para a permanência do aluno no seu curso de origem, ou entender e minimizar os fatores que causam a sua evasão. Afinal, o ensino superior no Brasil é visto sob uma ótica “onde muitos são chamados, mas poucos são escolhidos”.

Externo à Instituição - ANA MARIA SOUZA DE ARAÚJO - UFC
Presidente - 1347606 - GENEVILE CARIFE BERGAMO
Externo ao Programa - 396307 - JOSIVAN BARBOSA MENEZES FEITOZA
Notícia cadastrada em: 29/01/2015 15:34