Banca de QUALIFICAÇÃO: JOCEILMA SALES BIZIU DOS SANTOS

DISCENTE: JOCEILMA SALES BIZIU DOS SANTOS
DATA: 30/01/2015
LOCAL: Prédio da PROPPG

A APRENDIZAGEM, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A ESCOLA: MODOS DE EM-AGIR NA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES E PROFESSORES

Aprender, educação ambiental, estudantes, professores, processos enativos.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Esta pesquisa discute processos envolvidos no en-agir de estudantes e professores na interação com o meio ambiente, em uma escola pública estadual de Barro/CE. O fenômeno do aprender educação ambiental na escola, na perspectiva que acreditamos como mais pertinente, é um processo que envolve novos paradigmas de produção de saberes. Esse novo olhar para a realidade concebe o mundo como um todo integrado, onde os sujeitos reconhecem-se como parte do meio ambiente. A perspectiva colocada é relevante por entendermos que a compreensão das relações homem-natureza é crucial para a sobrevivência e o bem-estar da humanidade e mesmo dos demais seres vivos. A pesquisa busca apoio nos estudos complexos e integrados dos sistemas vivos, sustentados nas construções de Francisco Varela (1988, 1995), Humberto Maturana (1995, 2004) e Fritjof Capra (1982, 1997, 2012). A pesquisa tem como objetivo analisar como professores e estudantes concebem a educação ambientale como estes modos de percepção se transformam em oficinas de fotografia realizadas na escola. A metodologia escolhida para o desenvolvimento do estudo é a pesquisa-intervenção, em que procuramos mudanças em um percurso de aprendizagem. Na busca de percepção da realidade, optamos por produção de oficinas, onde o pesquisador organiza um ambiente de produção com um grupo de professores e alunos.  No desenvolvimento das oficinas, o pesquisador proporciona aos participantes operar com a construção de imagens fotográficas e a tecitura de redes de conversações, interagindo diretamente com fazeres dos sujeitos participantes. Trabalharemos com a cartografia como método de pesquisa, que procura acompanhar o que acontece através de escritas dos acontecimentos das oficinas, realizadas na forma de diário de campo do pesquisador, análise do que emerge no percurso de produção de fotografias e de conversação sobre a produção. Como resultado desta pesquisa, pretendemos explicar, na observação e análise das experiências em andamento na escola, a compreensão dos conceitos e relações existentes entre os sujeitos e  o meio ambiente e complexificar nosso entendimento sobre como experiências produzidas em ambiente escolar participam da construção de formas de conceber a educação ambiental. Assim, esperamos contribuir com saberes e conhecimentos, que se produzem na escola sobre modos de cuidar e preservar a vida.

Externo à Instituição - DEISIMER GORCZEVSKI - UFC
Interno - 1347606 - GENEVILE CARIFE BERGAMO