Banca de DEFESA: ANA CLÉCIA REBOUÇAS MACIEL

DISCENTE : ANA CLÉCIA REBOUÇAS MACIEL
DATA : 27/03/2024

Diversidade genética em acessos de feijão-caupi

Germoplasma, variabilidade genética, Vigna unguiculata.

O feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp) é uma cultura que apresenta ampla variabilidade genética. Sua conservação em bancos e coleções de germoplasma é uma importante estratégia para manutenção dessa variabilidade. Por outro lado, considerando particularmente os custos para uma conservação adequada, é importante que essa ação resulte em ganhos que podem ser obtidos pela sua utilização. Entre as principais formas de utilização do germoplasma de uma espécie está a identificação de características de interesse úteis para programas de melhoramento, bem como a identificação de genótipos superiores. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi estudar a diversidade genética entre acessos de feijão-caupi conservados em câmara fria da coleção de germoplasma do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Para isto, foi conduzido um experimento em campo na Fazenda Experimental Rafael Fernandes pertencente a UFERSA. Foram caracterizados de forma morfológica e nutricional 92 acessos de feijão-caupi. Estes foram dispostos no campo em fileiras simples de 37,5 metros, sendo cada acesso alocado em uma fileira. Foi utilizado espaçamento de 0,75 m entre fileiras e 0,50 m entre plantas. Foram avaliados descritores morfoagronômicos e nutricionais. Para os descritores morfoagronômicos e nutricionais foi calculada a distância euclidiana. Com a matriz de distâncias foi feito o agrupamento UPGMA. Utilizou-se o método de Mojena para definição dos grupos de acessos. Todas as análises foram realizadas pelo programa R. Há diversidade genética entre os acessos de feijão-caupi presentes na coleção da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, para caracteres morfoagronômicos e para os minerais. Os acessos 80, 38, 30, 97, 123, 17 e 82 foram os mais produtivos sendo recomendados para estudos posteriores no melhoramento genético de feijão-caupi. Destacaram-se os genótipos 26 para o teor de potássio, 112 para o teor de cálcio, 11 para o teor de zinco, 99 para o teor de manganês e cinzas, 98 para o teor de ferro, 44 para o teor de cobre e 36 para concentração de proteínas sendo recomendados para estudos com vista à biofortificação no melhoramento genético vegetal de feijão-caupi.

Externa ao Programa - 3294908 - ANGELA MARIA DOS SANTOS PESSOA - nullPresidente - 1344385 - GLAUBER HENRIQUE DE SOUSA NUNES
Interna - 2652583 - LINDOMAR MARIA DA SILVEIRA
Externo à Instituição - MANOEL ABÍLIO DE QUEIROZ - UNEB
Externo ao Programa - 2578617 - STEFESON BEZERRA DE MELO - nullExterno à Instituição - WELDER DE ARAÚJO RANGEL LOPES - UFERSA