O ENSINO DA MATEMáTICA E A UTILIZAçãO DO LúDICO NAS
SéRIES INICIAIS
Matemática. Ensino Fundamental. Lúdico. Material Concreto.
Esta dissertação tem como tema central o uso do lúdico no ensino da Matemática para
as turmas do Ensino Fundamental. Assim, a pergunta que se busca responder ao final
da pesquisa é: quais as principais contribuições da utilização de atividades lúdicas no
processo de ensino da Matemática? O objetivo geral do estudo foi identificar as
principais contribuições da utilização de atividades lúdicas no processo de ensino da
Matemática junto às crianças do Ensino Fundamental. Para isso, foram estabelecidos
os seguintes objetivos específicos: explanar sobre os desafios da educação;
descrever as inovações no ensino da Matemática; e, explanar sobre o lúdico no ensino
da Matemática. O estudo fundamenta-se em uma pesquisa bibliográfica, descritiva e
exploratória com dados secundários obtidos em livros, artigos, outros trabalhos
acadêmicos e sites da internet. Nessa linha, a fim de alcançar a proposta inicial o
trabalho possui três capítulos: no primeiro explana sobre o ensino fundamental. O
segundo capítulo aborda os aspectos históricos da matemática. No capítulo seguinte,
apresentam-se o lúdico na matemática utilizando materiais concretos. Ao final do
trabalho constata-se que no processo de ensino e aprendizado matemático é
essencial a relação interpessoal entre os alunos e entre estes e os professores, haja
vista que facilita a comunicação e a prática cotidiana do estudo, devendo o professor
ter os conhecimentos necessários à prática do ensino facilitando o aprendizado de
Matemática.