Análise das Habilidades e Competências em Matemática
dos Candidatos do Exame de Seleção no campus Caicó do
Instituto Federal do Rio Grande do Norte
Educação Matemática, Avaliação, Proficiência, Ensino,
Aprendizagem
O acesso à educação de qualidade garante o usufruto aos
demais direitos universais, principalmente na garantia dos
direitos de cidadania. Desta forma a educação representa
um fator essencial e a possibilidade de uma mudança
social. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e
Tecnologia representam uma educação perpetuada a um
projeto de participação democrática comprometido com a
superação das desigualdades sociais. Diante desta
perspectiva, o objetivo desta pesquisa é o de mostrar as
proficiências em matemática dos egressos do Ensino
Fundamental, inscritos no Exame de Seleção, para ingresso
aos Cursos Técnicos de Nível Médio na forma integrada
no Campus Caicó do IFRN. A metodologia será de analisar
cada um dos vinte itens da prova de Matemática do Exame
de Seleção, além de verificar cada um dos índices de
acerto pelos respondentes e identificar quais conteúdos e
habilidades em Matemática o exame exige. Desta forma,
busca-se fomentar a discussão da qualidade do ensino de
matemática nas redes de ensino no âmbito público e
privado, na região Seridó do Estado do Rio Grande do
Norte.